Projetos a Implementar
Candidatura ao POPH (Programa Operacional Potencial Humano)
A candidatura a este apoio visa a ampliação de uma resposta social já existente na Instituição.
Este investimento pretende revitalizar uma infraestrutura que se encontra inativa e que será adaptada e dotada das necessárias condições físicas e humanas. Visto se tratar de uma adaptação, parece-nos plausível pensar na sua reconversão a custos mais baixos. Pelas considerações técnicas obtidas junto dos profissionais da segurança social pensamos ser possível alargar a nossa resposta em mais, aproximadamente, 10 camas.
Com a implantação deste serviço pretende-se dar continuidade ao projeto de melhorar a qualidade de vida da população idosa, onde serão asseguradas as suas necessidades de apoio social. Um outro objetivo implícito a este projeto é a criação de postos de trabalho evitando o abandono da população ativa para lugares com mais oferta de emprego e dinamizar a vida social da localidade.
Esta nova unidade viria ampliar quer a nossa oferta de camas quer a ampliação da rede concelhia bem como reduzir a atual lista de espera que, após somente 2 anos de atividade, já se afigura bastante pesada assim como viabilizar as contas da Instituição.
Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
A decisão de implementar um SGQ deve ser tomada conscientemente de forma a proporcionar legitimidade, isto porque a sua implementação implica mudanças organizacionais que só serão concretizadas com o comprometimento de todos.
O Instituto de Segurança Social desenvolveu modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, com o objetivo de criar um referencial normativo, que contribua para a construção de um ambiente humanizado e personalizado das demais organizações sociais. Apresenta-se como um desafio que necessita e torna indispensável o máximo de envolvimento e empenho. Após decisão de o implementar, a Instituição deve nomear formalmente um Responsável pela Qualidade que, independentemente de outras funções, deve assegurar o funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade na sua íntegra.
Por fim, refira-se que a qualificação do 3º sector deve ser entendida como um investimento, tendo em vista o seu desenvolvimento organizacional e a promoção de respostas sociais mais eficazes.
Após esta breve resenha do que somos e do que pretendemos para 2014, é chegado o momento de apresentarmos o planeamento dos demais setores da nossa atividade (ação social; psicologia; enfermagem; animação; serviços administrativos).
Sendo a finalidade ultima da planificação de atividades a animação do utente e o seu envolvimento nas atividades, de forma a sentir prazer na sua realização, entusiasmando-se com a sua participação de forma a consciencializar-se que pode e deve dar o seu contributo para o desenvolvimento das mesmas, entendemos por bem, calendarizar por mês e dia as atividades pensadas e aqui sugeridas.
Algumas das atividades do Plano de 2013 irão se manter uma vez que têm dado bons resultados e que os utentes se mostram interessados em continuar, pois os seus efeitos são benéficos.